Seja bem-vindo. Hoje é

Dia 5 de Junho de 2011 - Eleições Legislativas
Sócrates, o PM que levou Portugal à bancarrota e o Povo à miséria...!
Não se esqueçam deste pormenor...!
Andamos a votar nos mesmos à anos! Finalmente percebi que a culpa da crise
É DO POVO PORTUGUÊS!

“Não há princípio que não seja desmentido. Não há instituição que não seja escarnecida. Ninguém se respeita. Não há nenhuma solidariedade entre os cidadãos. Ninguém crê na honestidade dos homens públicos. Alguns agiotas felizes exploram. A classe média abate-se progressivamente na imbecilidade e na inércia. O povo está na miséria. Os serviços públicos são abandonados a uma rotina dormente. O Estado é considerado na sua ação fiscal como um ladrão e tratado como um inimigo. A certeza deste rebaixamento invadiu todas as consciências. Diz-se por toda a parte, o país está perdido!”
Eça de Queiroz, 1872

"Um povo imbecilizado e resignado, humilde e macambúzio, fatalista e sonâmbulo, burro de carga, besta de nora, aguentando pauladas, sacos de vergonhas, feixes de misérias, sem uma rebelião, um mostrar de dentes, a energia dum coice, pois que nem já com as orelhas é capaz de sacudir as moscas..."
Guerra Junqueiro, 1886

domingo, abril 03, 2011

Restaurantes começam a oferecer refeições a famílias carenciadas

Vários restaurantes de Lisboa, Entroncamento e Santa Maria da Feira vão oferecer refeições diárias a quem mais necessita a partir de segunda-feira, depois de um levantamento feito pelas autarquias no seguimento da campanha Direito à Alimentação.

A partir de segunda-feira, daqueles três concelhos oferecerão um número fixo de refeições semanais completas a famílias carenciadas que são identificadas pelos serviços de ação social das autarquias.

«Os restaurantes não vão dar sobras, mas vão oferecer um número fixo de pratos solidários por dia, dentro das suas possibilidades», explicou à agência Lusa a porta-voz da campanha Direito à Alimentação, Fernanda Freitas.

«O pão custa zero, o prato custa zero, a sopa custa zero e a fruta custa zero. Ou seja, um prato do dia, não é uma sobra, em vez de ser vendido, é oferecido», descreveu.

A campanha Direito à Alimentação, lançada pela Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP), inicia a sua fase piloto com cinco restaurantes no Entroncamento.

Neste concelho, os restaurantes vão disponibilizar cinco refeições por dia, todos os dias da semana, a dez famílias carenciadas.

Em Santa Maria da Feira aderiram 30 restaurantes que vão disponibilizar cinco refeições diárias.

«Os departamentos de ação social das autarquias, em conjunto com Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) e de voluntariado, fizeram um levantamento das pessoas mais necessitadas, dando prioridade às famílias com crianças, a idosos isolados e pessoas portadoras de alguma deficiência», disse Fernanda Freitas.

A porta-voz da campanha salientou que essa "ista é fornecida aos restaurantes para não causar «constrangimento às famílias».

«Não há nada que identifique as pessoas como carenciadas. Apenas os restaurantes e as famílias sabem que aquele é um serviço solidário. As famílias chegam lá, identificam-se e recebem o apoio em take-away. Não queremos causar nenhum constrangimento às famílias. Esta nova pobreza é muito envergonhada e não queremos que se inibam de ir ao restaurante, nem que tenham um rótulo», disse.

Depois de «algumas semanas» desta fase piloto nestes três municípios, a campanha Direito à Alimentação vai fazer «uma avaliação» dos procedimentos para «poder melhorar alguns pormenores» e avançar com outros concelhos.

«Todos os municípios estão muito interessados: o que queremos é criar uma plataforma de solidariedade a nível nacional», disse Fernanda Freitas.

A agência Lusa tentou obter o número de restaurantes que aderiram ao projeto e de famílias que seriam beneficiadas em Lisboa mas até ao momento não obteve resposta.

In SOL online
Lusa / SOL
3 de Abril, 2011
.

Sem comentários:

Enviar um comentário