Seja bem-vindo. Hoje é

Dia 5 de Junho de 2011 - Eleições Legislativas
Sócrates, o PM que levou Portugal à bancarrota e o Povo à miséria...!
Não se esqueçam deste pormenor...!
Andamos a votar nos mesmos à anos! Finalmente percebi que a culpa da crise
É DO POVO PORTUGUÊS!

“Não há princípio que não seja desmentido. Não há instituição que não seja escarnecida. Ninguém se respeita. Não há nenhuma solidariedade entre os cidadãos. Ninguém crê na honestidade dos homens públicos. Alguns agiotas felizes exploram. A classe média abate-se progressivamente na imbecilidade e na inércia. O povo está na miséria. Os serviços públicos são abandonados a uma rotina dormente. O Estado é considerado na sua ação fiscal como um ladrão e tratado como um inimigo. A certeza deste rebaixamento invadiu todas as consciências. Diz-se por toda a parte, o país está perdido!”
Eça de Queiroz, 1872

"Um povo imbecilizado e resignado, humilde e macambúzio, fatalista e sonâmbulo, burro de carga, besta de nora, aguentando pauladas, sacos de vergonhas, feixes de misérias, sem uma rebelião, um mostrar de dentes, a energia dum coice, pois que nem já com as orelhas é capaz de sacudir as moscas..."
Guerra Junqueiro, 1886

quarta-feira, abril 06, 2011

O grito da Islândia

Dia a dia

A Islândia caiu na bancarrota e está a levantar-se pelo impulso popular. Uma reacção fortíssima contra os bancos, contra os políticos, contra as agências financeiras.

Deixou cair uma banca totalmente irresponsável, não paga aos credores e está a perseguir os banqueiros. Para isso, foi buscar Eva Joly, a mais prestigiada magistrada europeia depois de Giovanni Falcone. Em sucessivos referendos, os movimentos populares estão a chamar a si o controlo político da reacção à bancarrota.

Não será uma história totalmente romântica, mas é o mais expressivo conjunto de sinais do que pode ser um futuro sem o monopólio da partidocracia e do sistema financeiro. A Itália já havia sido um laboratório desse caos que é a promiscuidade entre sistemas financeiros e políticos nas décadas que se seguiram ao pós-Guerra e ao fim da I República com a operação ‘Mãos Limpas’. Ninguém aprendeu com isso.

Depois, o triunfo das ideias ultraliberais em Inglaterra e nos EUA com Thatcher e Reagan deixaram embevecidas as sereias do capitalismo financeiro e o resultado são as sucessivas crises dos anos 90 para cá. Sempre a cavar o fosso entre ricos e pobres, sempre a esmagar o trabalho por conta de outrem. Um dia, a história acabará mal – e provavelmente sem a elegância que, apesar de tudo, os islandeses têm tido.

In Correio da Manhã online
06/04/2011
Por:Eduardo Dâmaso, Director-Adjunto
.

Sem comentários:

Enviar um comentário