Seja bem-vindo. Hoje é

Dia 5 de Junho de 2011 - Eleições Legislativas
Sócrates, o PM que levou Portugal à bancarrota e o Povo à miséria...!
Não se esqueçam deste pormenor...!
Andamos a votar nos mesmos à anos! Finalmente percebi que a culpa da crise
É DO POVO PORTUGUÊS!

“Não há princípio que não seja desmentido. Não há instituição que não seja escarnecida. Ninguém se respeita. Não há nenhuma solidariedade entre os cidadãos. Ninguém crê na honestidade dos homens públicos. Alguns agiotas felizes exploram. A classe média abate-se progressivamente na imbecilidade e na inércia. O povo está na miséria. Os serviços públicos são abandonados a uma rotina dormente. O Estado é considerado na sua ação fiscal como um ladrão e tratado como um inimigo. A certeza deste rebaixamento invadiu todas as consciências. Diz-se por toda a parte, o país está perdido!”
Eça de Queiroz, 1872

"Um povo imbecilizado e resignado, humilde e macambúzio, fatalista e sonâmbulo, burro de carga, besta de nora, aguentando pauladas, sacos de vergonhas, feixes de misérias, sem uma rebelião, um mostrar de dentes, a energia dum coice, pois que nem já com as orelhas é capaz de sacudir as moscas..."
Guerra Junqueiro, 1886

quinta-feira, fevereiro 10, 2011

CENSURA = LÁPIS AZUL DA DITADURA SALAZARISTA

A "democracia" em Portugal, não é igual para todos. Uns, fazem a "democracia" à sua maneira, ao seu geito e da forma que mais lhes convém; outros, pensam que são "democratas" e não passam de escumalha social-fascista; outros ainda, intitulam-se acérrimos defensores da "democracia" e são uns acéfalos neoliberais de primeira linha!

Mas afinal o que é, para toda esta gentalha, a Democracia? Nada de importante! Foi uma "coisa" que surgiu ligada ao golpe militar de 25'Abr'74 e pairou por aí, ao sabor dos ventos, dos partidos e das pessoas, até ao dia de hoje!

Hoje em dia, quem não gosta da opinião do vizinho, do colega, do opinador de fórum, online, chat's ou outros meios, é fascista, piolhoso, contra-revolucionário e o diabo a sete! Pois... o próprio é que é o verdadeiro "democrata"! Emite opiniões - que, pela sua perspectiva, são exclusivamente "democratas", verdadeiras e únicas - e arma-se em arauto da verdade única e absoluta!

Este preâmbulo tem a ver com a CENSURA que existia no tempo do ditador Salazar, ou seja, antes do golpe militar de 25'Abr'74, em ordem a tudo o que era comunicação social da altura: rádios, TV, jornais, revistas, publicações, etc.. E, principalmente os jornalistas, eram os mais acérrimos críticos e opositores dessa CENSURA ou do chamado LÁPIS AZUL DA CENSURA, em que a PIDE controlava as publicações nesses órgãos de comunicação social.

Passados que foram quase TRINTA E SETE ANOS da data desse golpe militar que trouxe a "democracia" a Portugal e enterrou a ditadura Salazarista, ainda existe gente que não perdeu o gosto pelo LÁPIS AZUL DA CENSURA dos bons velhos tempos.

Jornalistas que foram impedidos de verem publicados os seus artigos, não é um ACTO DE PURA CENSURA? Comentadores de jornais online que emitem a sua opinião sobre os artigos inseridos pelos jornalistas e vêm os seus textos não serem publicados, não é um ACTO DE PURA CENSURA?

Mas para referir um caso ainda não muito distante do jornalista Mário Crespo que deixou o Jornal de Notícias por lhe ter sido negada a publicação de uma sua crónica - em desabono do inginheiro de maus fígados que não admite críticas (e lida muito mal com elas) contra a sua excelsa pessoa -, tocou agora a vez a outro jornalista, desta feita o editor de política do Diário de Notícias, executada pelo seu director, João Marcelino.

Mas aqui fica a notícia, publicada no jornal online Destak sobre este assunto:

Litígio com o director

Censura no DN motiva demissão de editor de política

O caso é simples de contar: David Dinis, editor de Política do Diário de Notícias, demitiu-se do cargo em Janeiro depois de o director do diário, João Marcelino, ter impedido a publicação de uma notícia.

Em causa está um artigo sobre o facto da operadora de telecomunicações TMN ter destruído parte dos dados de tráfego telefónico de Armando Vara (ex-vice-presidente do BCP), de Rui Pedro Soares (ex-administrador da PT) e de Paulo Penedos (ex-assessor da PT), no âmbito do processo Face Oculta.

A notícia acabou por ser publicada, mas nos concorrentes Correio da Manhã e Sol.

Contactado pelo Público, David Dinis confirmou que já não ocupa o cargo de editor, mas recusou revelar o motivo. Já João Marcelino, director do diário e Nuno Saraiva, sub-director, recusaram comentar o caso, chegando Marcelino a desligar o telefone a meio da conversa.

Recorde-se que a manipulação dos meios de comunicação social foi amplamente discutida após a divulgação de escutas telefónicas do caso Face Oculta.

Nessa altura, o semanário Sol revelava uma conversa entre Rui Pedro Soares e Paulo Penedos na qual Pedro Soares afirmava que Paulo Baldaia iria «ser muito importante porque o João Marcelino é amigo do gajo, temos a Lusomundo tratado [DN/JN/TSF]».

E ainda existem canalhas que têm a lata de afirmar que Portugal é um Estado de Direito e um país "livre" e "democrático"...

Sem comentários:

Enviar um comentário