Seja bem-vindo. Hoje é

Dia 5 de Junho de 2011 - Eleições Legislativas
Sócrates, o PM que levou Portugal à bancarrota e o Povo à miséria...!
Não se esqueçam deste pormenor...!
Andamos a votar nos mesmos à anos! Finalmente percebi que a culpa da crise
É DO POVO PORTUGUÊS!

“Não há princípio que não seja desmentido. Não há instituição que não seja escarnecida. Ninguém se respeita. Não há nenhuma solidariedade entre os cidadãos. Ninguém crê na honestidade dos homens públicos. Alguns agiotas felizes exploram. A classe média abate-se progressivamente na imbecilidade e na inércia. O povo está na miséria. Os serviços públicos são abandonados a uma rotina dormente. O Estado é considerado na sua ação fiscal como um ladrão e tratado como um inimigo. A certeza deste rebaixamento invadiu todas as consciências. Diz-se por toda a parte, o país está perdido!”
Eça de Queiroz, 1872

"Um povo imbecilizado e resignado, humilde e macambúzio, fatalista e sonâmbulo, burro de carga, besta de nora, aguentando pauladas, sacos de vergonhas, feixes de misérias, sem uma rebelião, um mostrar de dentes, a energia dum coice, pois que nem já com as orelhas é capaz de sacudir as moscas..."
Guerra Junqueiro, 1886

quinta-feira, fevereiro 17, 2011

A solidão

Estado das Coisas

Como é que em pleno século XXI, num mundo cheio de conforto e de prazeres vários, se morre sem que ninguém dê por nada. Morrer já não é bom, quanto mais morrer sozinho e ficar ao abandono durante nove anos. Abandonado pela sociedade, pelos vizinhos e por familiares.

Que mal fez esta "vida", em vida, para morrer sem dignidade e isolada deste mundo cego, surdo e mudo. Por que razão uns têm direito a morrer com dignidade e em companhia e outros não. Que igualdade é esta entre gente que deveria ser considerada igual, na vida e na morte.

Num curto espaço de tempo, a sociedade foi confrontada com alguns casos chocantes da morte de idosos que viviam sozinhos e em que só após o decurso de um período de tempo, incompreensível e inaceitavelmente prolongado, tal acontecimento veio a ser conhecido. Até ao momento em que esta crónica está a ser escrita não vi qualquer entidade assumir nenhum tipo de responsabilidade, fosse ela de natureza política, jurídica, moral, ética ou até religiosa.

A sociedade actual, cada vez mais desumanizada, individualista e menos solidária, em que a instituição familiar, que deveria constituir a sua base fundamental de sustentação, vive uma crise sem precedentes, (o núcleo familiar é cada vez mais pequeno e com menos apoios intrafamiliares), deixou-se dominar pela ditadura da "casa própria", do "carro próprio", do telemóvel, da PS3, do Nintendo, etc.

Portugal é um país envelhecido, em que os idosos estão obrigados a sobreviver na dependência de pensões miseráveis, milhares deles passando fome, outros tantos carecendo de cuidados continuados, a que não conseguem aceder, para já não falar dos muitos que são vítimas de violência doméstica. Num quadro destes, não espanta que metade dos suicídios verificados no território nacional seja cometido por idosos. O Estado tem revelado uma total incapacidade, diremos até, incompetência, para lidar com esta problemática.

Todos os elementos da comunidade estão obrigados a assumir uma atitude responsável de denúncia, de solidariedade, de acompanhamento, na certeza de que a sociedade civil pode e deve ter um papel relevante para colmatar a assinalada incapacidade do poder público. Até porque, estando a ser governados numa perspectiva dominantemente quantitativa e quantificadora, tendo em conta que, segundo os números do INE, existem actualmente cerca de 321 000 idosos a viver sozinhos em Portugal, nos questionamos quantos casos terão ainda de ocorrer para que seja dada a devida atenção por quem de direito a este problema, de modo que sejam adoptadas medidas preventivas adequadas.

Uma nota positiva para a comunicação social por ter tido o mérito de sensibilizar a opinião pública para esta realidade. E para quando o agendamento, por parte do Parlamento, para debate de tão relevante matéria.

In Correio da Manhã online
Por:Rui Rangel, Juiz Desembargador
17/02/2011

Sem comentários:

Enviar um comentário